26 de junho de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DA FAUNA


O Estado do Rio de Janeiro concentra características que justificam sua alta biodiversidade e taxa de endemismos, tais como relevo acidentado e características do solo que propiciam a existência de variados hábitats em uma área relativamente pequena. Um estudo de 2004 (Rocha et al.) registrou a ocorrência de 478 espécies da fauna fluminense, isso contando apenas os anfíbios (166, 35 endêmicas), répteis (127, 5 endêmicas) e mamíferos (185, 3 endêmicas. Já o sítio da Internet especializado em Aves, WikiAves, contabiliza 628 espécies dessa classe no território fluminense. A fauna do Estado também conta com grande variedade de espécies de peixes e de invertebrados.

Em 1987 foi promulgada a Lei Estadual nº 1.110, que instituiu a data de 06 de julho como o Dia da Fauna, a ser comemorado anualmente quando “obrigatoriamente nos estabelecimentos estaduais de ensino, e facultativamente nos outros, os professores farão, para seus alunos, preleções sobre a importância da preservação da fauna para o equilíbrio ecológico, e sobre o respeito que, por imperativo legal e moral, devem ser tratados seus exemplares”.

Há pouco mais de um ano, em 28/05/2012, foi dado o início das atividades da Gerência de Fauna do Inea, na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, a qual já contava com outras três gerências, uma relativa à Flora e duas relativas às Unidades de Conservação da Natureza. A principal missão da Gefau, neste momento, é planejar e organizar a transferência de competências da gestão da fauna silvestre, em especial os criadouros, da União para o Estado, em decorrência da Lei Complementar n° 140/2011, que determinou esse repasse de funções.

No momento a Gefau, em conjunto com a SEA e outros setores do Inea, está atuando nas medidas e providências relacionadas à criação e estruturação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres na capital do Estado, em cooperação com a Prefeitura do Rio, e participando dos processos de licenciamento ambiental com a participação nas autorizações de manejo e resgate de fauna silvestre. Também atende ao público externo e, entre outros, orienta em situações emergenciais e promove a comunicação sobre fatos e eventos de fauna.

A fim de comemorarmos a data e o 1º “aniversário” da nova Gerência, estamos organizando um evento para um público previsto de 100 pessoas (interno e externo) onde contaremos com uma exposição fotográfica do Clube de Observadores de Aves (COA) cedida pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, apresentações musicais e palestras de profissionais do Inea e de outras instituições. Os temas irão abranger o conhecimento sobre a fauna fluminense nativa em situação de vida livre, as formas da retirada de espécimes da natureza, espécies ameaçadas, o resgate, o transporte, a reabilitação e, finalmente, a reintrodução desses indivíduos em Áreas de Soltura de Animais Silvestres. Haverá distribuição dos folhetos educativos sobre o tráfico de animais silvestres, elaborado pela Gefau e com concepção artística da Geiat, e exposição de um novo banner sobre o tema.

O evento será uma ótima oportunidade para reunir diferentes setores do Inea e da SEA que trabalham com fauna, além de parceiros da Gefau de outros órgãos, sejam eles governamentais ou não. São esses mesmos parceiros que participam desse fluxo natureza-retirada-resgate-transporte-reabilitação-reintegração à natureza, que será o fio condutor de todo o evento. Ainda, se buscará sensibilizar a população quanto às ameaças às espécies da fauna, que deve permear todo o fluxo dos animais silvestres.

__________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO


Data: 05/07/2013, sexta-feira.
Local: Auditório SEA/Inea (Avenida Venezuela, 110/6º andar - Saúde - Rio)
Horário: das 9h00min às 16h00min.

Exposição de fotos: “Aves do Brasil” no lobby do auditório.
  
Buffet matutino: 9h00min.

Mesa de abertura:
Início - 9h20min.    Srª Vice-Presidente do Inea Denise Rambaldi, Sr. Diretor da Dibap André Ilha e Sr. Gerente da Gefau Adilson Gil.

Palestras:
Início: 10h00min. 

1.  Distribuição dos vertebrados terrestres no Estado do Rio de Janeiro e proposta de uma nova metodologia de levantamento e monitoramento.
Helena Bergallo – Departamento de Ecologia/Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj.


2.  O impacto humano sobre a fauna silvestre.
Diana Levacov – Gerência de Fauna - Gefau/Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - Dibap/Instituto Estadual do Ambiente - Inea.


Assista a essa palestra AQUI.

3.  Espécies ameaçadas - Desdobramento da Campanha "Abrace essas dez!". 
Alba Simon – Superintendência de Biodiversidade - Supbio/Secretaria de Estado do Ambiente - SEA.


4.  Apresentação musical com temática de fauna.
Guilherme Vasconcelos – Superintendência de Educação Ambiental - Seam/Secretaria de Estado do Ambiente - SEA.


5.  Resgate e transporte de animais silvestres no Município do Rio de Janeiro.
Sérgio Ricardo Azevedo - Patrulha Ambiental/Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Smac/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PCRJ.


6.  Reabilitação de animais silvestres feridos.
Jeferson Pires – Centro de Recuperação de Animais Silvestres - Cras/Universidade Estácio de Sá - Unesa.


7.  Áreas de Soltura de Animais Silvestres.
Maria Aparecida Negreiros – RPPN Fazenda São Benedito/ONG Connecta.








Um comentário:

  1. Prezados, Acho que poderiam inserir uma palestra sobre a situação mais crítica que temos nos dias atuais, ainda mais em relação aos jogos olímpicos que é o manejo de jacarés no Rio de Janeiro.
    Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
    Meu email para contato é: institutojacare@gmail.com

    Att,
    Dr. Ricardo Freitas Filho

    ResponderExcluir

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente