11 de novembro de 2013

Avistada uma preguiça-de-coleira na APA de Macaé de Cima







Texto e fotos de: Carlos Henrique Martins Gomes*

Na tarde de segunda feira (04/11) tivemos a felicidade de registrar uma preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), uma das dez espécies mais ameaçadas do estado do Rio de Janeiro, que se deslocava na travessia de estrada vicinal dentro dos limites da APA de Macaé de Cima. 






Espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira, caracteriza-se por uma pelagem espessa de cor castanho-claro, uniforme por todo o corpo, sem distinção entre o dorso e o abdome, e uma coleira de pelos longos e pretos ao redor do pescoço, mais longa e nítida na região mediana do dorso. Esta é a maior e mais pesada das preguiças do gênero, podendo atingir 10kg de massa corpórea, sendo que as fêmeas são mais pesadas do que os machos.



Nos indivíduos adultos (acima de 4 anos), a coleira preta é maior e mais negra nos machos do que nas fêmeas. Possui hábito arborícola restrito, baixo metabolismo e dieta estritamente folívora, composta por espécies de árvores e cipós – pouco mais de 30 espécies foram até agora identificadas. Os indivíduos vivem solitariamente em áreas de vida que raramente excedem a 10 hectares. As fêmeas produzem apenas 1 filhote por ano, que atinge a independência por volta dos 8 a 10 meses de vida, quando abandona a área da mãe para outro local. É nessa fase que os indivíduos são mais atacados por felinos e outros predadores, pois são pequenos e inexperientes, descendo ao chão com freqüência durante as movimentações pela mata (Chiarello, 2008).



*Carlos Henrique Martins Gomes é Gestor da APA Estadual de Macaé de Cima em Nova Friburgo, que está sob a jurisdição da Gerência de Unidades de Conservação de Uso Sustentável - Geuso/Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - Dibap/Instituto Estadual do Ambiente - Inea.


Missão da DIBAP
"Empreender ações para a conservação da biodiversidade fluminense, administrar as unidades de conservação estaduais e promover e fomentar a restauração da mata atlântica do Rio de Janeiro."


Saiba mais:
Preguiça-de-coleira na Lista Nacional de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção:

Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central - PAN Mamac:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua contribuição ou opinião sobre a postagem acima:
* ruim
** razoável
*** boa
**** muito boa
***** excelente